sexta-feira, 13 de março de 2009

Report - A arte da restauração de fotos


Foi o tempo em que restaurar uma fotografia dependia de complicados, caros e demorados processos fotográficos e artísticos. Antigamente primeiro era necessário se fazer uma limpeza física na fotografia a ser restaurada, que em alguns casos acabava danificando ainda mais a imagem.
Depois era necessário um retoque artístico feito com grafite e lápis de diversas densidades, tons e durezas, tintas guache, crayon e nakin, para reparar os danos da imagem.
Para a finalização, era necessário se reproduzir a fotografia original para poder se trabalhar a imagem em laboratório fotográfico, para dai sim conseguir uma imagem restaurada.
Esse processo complexo descrito em apenas algumas palavras, costumava demorar dias, no caso de 1 imagem, se fosse para restaurar 100 imagens meses.
Hoje em dia, com as ferramentas digitais, algumas livres e disponíveis na Internet com o Web Picassa e outros mais profissinais como o Adobe Photoshop o processo diminuiu consideravelmentre, para apenas o tempo necessário para se tratar as imagens, dependendo do numero de imagens uma pessoa com um pouco de pratica consegue recuperar antigos álbuns de fotografias em horas.



Neste exemplo a fotografia de 1953, foi restaurada e colorizada no PhotoShop



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentario